quinta-feira, 26 de abril de 2018

Cacauicultura baiana conquista selo de origem


A cadeia produtiva responsável pelo desenvolvimento socioeconômico do sul do estado tem originalidade e qualidade comprovadas

A região cacaueira da Bahia comemora mais uma vitória histórica. As amêndoas de cacau do sul do estado tiveram sua originalidade reconhecida pelo registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), concedido nessa terça-feira, 24 de abril, pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O registro foi publicado ontem na Revista de Propriedade Industrial (RPI) nº 2468.

A busca por esse selo foi iniciada em 2014, mas as discussões sobre assunto começaram há mais de 10 anos. O pedido pelo reconhecimento foi feito pela Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia (APC), que liderou um movimento em prol do cacau, formado por representantes do setor produtivo, governo do Estado e instituições ligadas à cadeia, entre essas a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), o Senar Bahia e os Sindicatos dos Produtores Rurais da região.

A conquista da IG oferece a garantia de origem do cacau do sul da Bahia e traz agregação de valor, ao posicionar o produto como único. De acordo com a INPI, no Brasil, a Identificação tem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP). A Bahia já possui o reconhecimento para as uvas de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco e para a cachaça de Abaíra, que conquistaram o título em 2009 e 2014, respectivamente.

A importância da atividade econômica cacaueira no sul do estado é histórica. O cultivo na região foi iniciado em meados do século XVIII. Após passar por profunda crise a partir do final da década de 80, causada pela vassoura de bruxa, a cadeia produtiva vive atualmente momento de retomada. O presidente da Faeb, Humberto Miranda, afirmou que “essa é uma conquista principalmente dos produtores rurais, que vêm se preparando, buscando conhecimento e investindo fortemente em tecnologia. Eles saem da condição de produtores de commodities apenas, para atender a essa demanda do mercado, por produtos diferenciados. Eles se reergueram e não permitiram que o cacau da Bahia perdesse sua força, mesmo depois de passar por momentos de extrema dificuldade. A identificação ajuda a elevar a autoestima desse produtor”.   

Segundo o presidente da APC, Cristiano Santana, o selo oferece agregação de valor ao cacau, tanto em termos de qualidade do produto como de valorização da região como um todo. “A IG garante uma maior organização à cadeia produtiva, porque os produtores passam a trabalhar em cooperação; valoriza o potencial turístico da região, toda a tradição sociocultural e histórica local, que está ligada ao cacau; e traz agregação de valor ao produto, quando exige um cultivo sustentável e faz com que os cacauicultores se especializem cada dia mais na produção”, explicou Cristiano Santana, ressaltando que “o mercado consumidor está cada vez mais exigente e quer um produto diferenciado, que siga as normas ambientais e tenha história, qualidade superior e originalidade comprovada, principalmente os compradores do cacau destinado à produção de chocolate, o chamado ‘cacau fino’. Tem empresas pagando 70% mais caro que o normal, para adquirir produto com esses requisitos”.



O presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Guilherme Moura, destacou que “a conquista desse selo vem ao encontro de todo o trabalho que tem sido feito na região, na busca pela qualidade e no reconhecimento dos aspectos históricos e culturais, que são determinantes na agregação de valor. Sem dúvida, a IG é um passo fundamental neste novo olhar que a região tem para o cacau”.
 A área geográfica beneficiada com a IG abrange um cultivo estimado 61.460 km², em 83 municípios e seis territórios regionais: Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul.


Fonte: Ascom Sistema Faeb
Publicação: Diego Farisan                                              

Busca por reação na tabela marca a 4º Rodada do Campeonato de Ruas 2018 - Firmino Alves



No próximo final de semana o Campeonato de Ruas continua agitado e na mesma pegada com equipes querendo se reerguer na tabela de classificação geral do campeonato, enquanto outras tentam se manter a frente de seus adversários para conseguir uma vaga no quadrangular final.
 Neste sábado (28) teremos dois jogos que farão a abertura da 4º Rodada do Campeonato de Ruas 2018.



P. do Astério x Santa Luzia


Esse será o jogo que irá abrir a rodada do campeonato ás 13h de sábado no Estádio Municipal de Firmino Alves. A equipe de Ponto do Astério busca sua primeira vitória já que em seu primeiro jogo sofreu uma derrota por 2 a 0 para a equipe do Paraguai. O Confronto será contra a equipe do Santa Luzia que vem de vitória contra a equipe do Uruguai e com três pontos e uma partida a mais que Ponto do Astério ocupa momentaneamente a 4º colocação do campeonato. Quem será que vai vencer?



Praça x Av. Itabuna


A exemplo da equipe de Ponto do Astério a equipe da Praça tentará sua primeira vitória em seu segundo jogo no campeonato, a equipe ocupa no momento a 5º colocação no campeonato com 01 ponto, pois vêm de um empate em seu primeiro duelo contra o time do Uruguai. Já a equipe da Av. Itabuna que ocupa a terceira posição no campeonato vem de uma derrota para a equipe do Cortiço por 3 a 0, e vai para o seu terceiro confronto precisando da vitória para ficar em uma situação mais confortável na classificação geral do campeonato, e também conta com a volta do seu lateral esquerdo William Bonfim que cumpriu suspensão automática na rodada anterior por ter sido expulso na primeira partida da equipe no campeonato.



Cortiço x Uruguai


Em rodada isolada no domingo (29) a equipe do Cortiço que atualmente ocupa a segunda colocação do campeonato com três pontos atrás da equipe do Paraguai (cabe ressaltar que a equipe tem um jogo a menos que o líder do campeonato) entra em campo buscando sua segunda vitória no campeonato após ter conquistado os três pontos diante da equipe da Av. Itabuna por 3 a 1 na semana anterior. Já o time do Uruguai busca sua reação no campeonato depois de vir de duas derrotas seguidas e ocupar a penúltima colocação no campeonato com apenas 01 ponto em três jogos.


 



Texto e imagens: Diego Farisan      











Secretaria da Educação e Cultura de Firmino Alves lança projeto de incentivo a leitura




Nesta sexta-feira (27)  a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Firmino Alves comandada pela secretária Andrea Morais realiza o projeto Despertando Leitores  e estará desenvolvendo uma ação à partir das 8h30 , onde a comunidade escolar sairá pelas ruas da cidade levando a carroça da leitura, que tem por objetivo estimular a comunidade local e estudantes ao hábito da LEITURA.  Em cada ponto da cidade, uma obra literária será interpretada pelos próprios  alunos e logo após a caminhada chegaremos à praça 27 de julho onde a Secretaria de Educação ficará por todo o dia com a exposição de livros de literatura dando oportunidade  a toda comunidade de apreciar uma boa leitura. No mesmo local será organizado um espaço acolhedor e agradável para qualquer cidadão que queira desfrutar de uma boa viagem ao mundo das letras e histórias. Não deixe de ser você mesmo , o maior incentivador do hábito da leitura de seu filho.


“Venha até a praça, leia um bom livro e descubra o mundo por trás das letras. 
Afinal, já dizia Monteiro Lobato, " Uma sociedade se faz com homens e livros "Concluiu a Secretária Municipal de Educação e Cultura Andrea Morais.






Texto: Diego Farisan