sábado, 28 de abril de 2018

Associação “Atletas de Cristo” em Firmino Alves usa o esporte como ferramenta de transformação de vidas



Robson de Freitas Costa, 31 anos, popularmente conhecido como  Buba , nativo da cidade de Firmino Alves no sudoeste Baiano, é fundador da Associação Atletas de Cristo de Firmino Alves desde fevereiro do ano de 2015. Preocupado com a falta de incentivo ao esporte na cidade se propôs a usar o esporte como ferramenta de transformação de vidas. O projeto conta  hoje com aproximadamente com 140 alunos, sem incentivo financeiro nenhum, Buba é enfático ao dizer que o projeto é gratuito e não cobra nada de seus alunos.
Hoje em dia a associação conta com um núcleo no distrito de Ponto do Astério que segundo Buba começou em conversa informal com o amigo Rogério que desabafando sobre as chateações e angústias sofridas por conta das dificuldades de seguir em frente com o projeto,  soube que as condições para a manutenção de um projeto similar eram precárias e que estavam quase fechando as portas, foi quando ele decidiu fazer o remanejamento de parte do material esportivo que tinham para que o projeto em questão não deixasse de existir.  Dando assim uma nova esperança as crianças daquele local.


Fizemos um breve bate papo com Buba, confira um pouco dessa conversa:

Como foi no inicio  do projeto?

“Marcamos um treino para uma tarde onde convidamos os alunos, começou com apenas 20 alunos, uma bola e um jogo de coletes emprestados de um dos moradores. Em uma época de fevereiro (lembra ele), fizemos um bate papo onde eu estava a frente daquele sonho. Passado um tempo o número de alunos do projeto aumentou significativamente, e foi quando  eu estava juntando algum dinheiro para a aquisição de uma motocicleta mas ao mesmo tempo que eu estava próximo do meu sonho individual  a contraponto estava  distante de poder ajudar mais no projeto. Foi quando decidi que eu ao invés de realizar o meu sonho iria realizar o nosso sonho, que era de obter uniformes e materiais esportivos minimamente dignos para assim ajudar na qualidade e incentivo para os alunos. E foi o que aconteceu pois aos poucos estamos caminhando com uma mínima condição para o desenvolvimento do trabalho.



 Como você mantém o projeto?

Os materiais que conseguimos a um tempo atrás ainda estão utilizáveis e quando precisamos contamos ainda com a boa vontade de moradores da cidade e amigos que ajudam como podem. Alguns amigos mesmo em São Paulo, mais precisamente em Guarulhos fizeram um jogo beneficiente  onde arrecadaram algumas bolas e materiais esportivos para nos ajudar.



Você já contou com algum apoio institucional privado ou publico?

O auxílio que tivemos foi de moradores da cidade e amigos de fora também que nos ajudaram principalmente no auxilio para o registro da associação. Que somos uma Associação formal a pouco tempo, depois de muita luta também.



 Quais são suas perspectivas para o projeto?

Ainda o maior desafio é dar condições ideais para os alunos treinarem (como uniformes padronizados para todos e um bom material para os treinos, não que isso seja o mais importante),  mas serve principalmente de estimulo e incentivo para os alunos.



Você já pensou em desistir?

Mesmo que momentaneamente mas já passou pela cabeça algumas vezes. Mas aí a eu vejo que não sou só eu, e os alunos como vai ficar? E tem a fé em Deus né, que é o combustível fundamental para a gente vencer essa batalha. Não é a toa que somos os “Atletas de Cristo”.



Qual o seu maior sonho?

Poder me preocupar apenas em desenvolver os trabalhos esportivo, educacional e humanitário que temos aqui, sem ter que nos preocupar  tanto com a parte material. Isso sem dúvida nos daria condições para seguir em frente como o nosso trabalho dentro do projeto.



Qual fala você gostaria de deixar aqui para todos verem?

"Independentemente  de qual for a situação, não vamos desistir nunca de fazer o bem. Porque entendemos que uma vida vale mais que o mundo inteiro, e que queremos contribuir cada vez mais para um futuro melhor em nossa cidade e até mesmo para o país, seria um sonho."- Concluiu ele.



Lembramos que a Associação Atletas de Cristo de Firmino Alves é um trabalho também de muita resistência, e que sempre estão de portas abertas para novas contribuições, seja elas qual forem desde que positiva.


Para mais informações e contribuições entre em contato no número (73) 98130-4654 Falar com Buba.               







Texto e imagens: Diego Farisan