segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Secretaria Municipal de Assistência Social de Firmino Alves realiza capacitação do Programa Primeira Infância no Suas - Criança Feliz


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Firmino Alves – SMAS, por meio do Programa Primeira Infância no Suas – PPIS Criança Feliz e o Centro de Referência de Assistência Social com o apoio da Prefeitura Municipal realizou nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2019, uma capacitação com os visitadores do programa.

A secretária Municipal de Assistência Social Cristiane Lima destacou que o Programa Primeira Infância no Suas – PPIS Criança Feliz é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, e articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras, baseado no Marco Legal da Primeira Infância. O Programa Criança Feliz tem foco na atenção à primeira infância e tem como propósito fortalecer vínculos familiares, e juntamente com a família, atuar para a melhor educação, garantindo o atendimento necessário às crianças e famílias mais vulneráveis.

Participaram deste encontro os municípios: Itororó, Santa Cruz da Vitória e Floresta Azul, estiveram presentes também o Secretário de Floresta Azul Alex Guedes, Luciana Secretária de Santa Cruz da Vitória, os Coordenadores do Cras Gilsane, Herval, Elton Lopes. A capacitação foi conduzida pelos supervisores do Programa Nádia Lícia Santos Carneiro, Ana Claúdia, Núbia e Mouramay  privilegiou 17 visitadores, a fim de capacitá-los para serem inseridos no ambiente familiar e buscar transmitir os cuidados que devem ser tomados na primeira infância fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para a autonomia, desenvolvimento cognitivo, social e educacional.
Durante esses três dias, nos horários das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, a equipe formada por 17 visitadores do Programa Criança Feliz, que objetiva promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, tem acesso a uma extensa programação que visa ampliar os conhecimentos sobre as diretrizes e estratégias adotadas no programa.

Sobre a importância do processo de qualificação, Nádia Lícia, supervisora do Programa Primeira Infância - Criança Feliz destaca a atuação  das visitadoras responsáveis pelas visitas domiciliares, sendo esta uma das principais etapas do programa. “Elas serão responsáveis por trabalhar a relação da família, baseada na construção das competências dos adultos, a fim de melhorar o desempenho das crianças”.

Confira abaixo algumas imagens do encontro:


















Informações do Blog Firmino Alves Agora