quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE FIRMINO ALVES REALIZA ENTREGA DO CERTIFICADO DO CEFIR


O Secretário Municipal de Agricultura e Meio ambiente IDAILSON LOURENÇO irá realizar no próximo dia 21 de agosto de 2018 (Terça-Feira)  às 09h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Firmino Alves, com o objetivo de Entrega dos Certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), a reunião contará com as presenças das autoridades Municipais e Estaduais.
O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) é um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade. Caso o cadastro não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos.
Na Bahia, o Cefir corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo a Lei Federal n° 12.651/2012 (Código Florestal) que autoriza os Estados a implementarem em seus cadastros, e ao Decreto Estadual Florestal n° 15.180/2014.
Dessa maneira, a realização do Cefir garante a regularização estadual e nacional das propriedades rurais, uma vez que a base de dados do Cefir está alinhada com a base dados do SICAR do governo federal.
É importante ressaltar também, que a adesão ao Cefir é feita uma única vez, devendo o produtor rural atualizar os dados quando houver qualquer alteração na propriedade e/ou até 2 (dois) anos após a publicação do Decreto Estadual n° 15.180/2014.
Assim, ainda conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.180/2014, todos os proprietários e/ou possuidores de imóveis rurais devem aderir ao Cefir, mesmo considerando os produtores que estejam:
• Regularizados perante a legislação ambiental;
• Apresentem passivos decorrentes de qualquer irregularidade relativa à manutenção obrigatória das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, de acordo com a Lei Federal nº 12.651/2012 ou do cumprimento de outras obrigações relativas aos empreendimentos ou atividades desenvolvidas na propriedade ou posse rural;
• Tenham passivos relacionados à exploração florestal ou desmatamento, sem autorização, inclusive nas situações em que estes tenham sido realizados posteriormente a 22 de julho de 2008.



Informações do Blog Firmino Alves Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário